Seus dentes têm rugas?

Quando envelhecemos, a posição de nossos dentes muda.  Ou seja, da mesma forma que aparecem rugas de tecido mole no rosto, quando o tempo passa, também formam-se “rugas” de tecido duro, nos dentes.  A boca diminui de volume e o arco dentário pode ficar mais estreito e curto, provocando a “ruga da boca”. Esse fenômeno é bem mais evidente nos dentes anteriores inferiores.

Esse apinhamento tardio (desalinhamento dentário) costuma aparecer após o crescimento e maturação do indivíduo, fase que ocorre a partir dos 20 anos, sendo progressivo até o resto da vida.

Não raramente, atendo pacientes na faixa etária dos 30 a 50 anos relatando que seus dentes eram perfeitos antes, mas depois ficaram tortos. Esses pacientes procuram-me bastante motivados em livrar-se do problema, uma vez que na maioria dos casos, isso interfere negativamente na estética do sorriso. Porém, é importante ressaltar que este tipo de problema não prejudica somente a estética do sorriso. Uma arcada com dentes desalinhados torna-se muito mais difícil de higienizar, predispondo ao aparecimento de inflamações gengivais e a longo prazo de problemas periodontais.

E como se resolve esse problema?

Dependendo do caso, é possível resolvê-lo com pequenos desgastes e uso do aparelho fixo ou com o uso de alinhadores estéticos, como os que eu já mencionei aqui e aqui

Um alerta: se você, quando jovem,  já apresenta esse desalinhamento, trate de resolvê-lo o quanto antes, porque ele irá se agravar ainda mais com o passar dos anos. Para ilustrar esse “ALERTA”, separei duas imagens do Zagallo (que foi quem me inspirou a escrever esse post). Verifique como o desalinhamento inferior piorou com o tempo, comparando-o em dois momentos, um em 1967 e o outro em 2007.

sorriso desalinhado zagallo

Ficou com dúvidas a respeito desse assunto? Deixe sua pergunta nos comentários abaixo… terei prazer em respondê-las!

1 comentário

Os comentários estão encerrados.