Polêmica: Fio dental deve ser usado antes ou depois da escovação??

usar fio dental

Aposto que você já se perguntou isso, mas afinal qual é a sequência ideal: fio dental-escovação ou o contrário? Bom, cientificamente falando não existem pesquisas que provem que há diferença na sequência da limpeza. Porém, eu  oriento meus pacientes para que eles utilizem primeiro o fio dental para deslocar qualquer alimento e só depois escovem os dentes, porque aí sim, a escova removerá toda e qualquer sujeirinha que insista em ficar na boca.

Mas já que estamos falando de fio dental, gostaria de estender um pouco a conversa… Agora quem faz a pergunta sou eu… Por que o fio dental é tão esquecido na rotina de higiene da maioria das pessoas? Pesquisas afirmam que apenas 15% dos adultos têm o hábito de usar fio dental diariamente. Isso é uma vergonha!! E as desculpas que eu escuto para não usá-lo são as mais diferentes:

  • “É muito chato!”

Tudo bem, não é a coisa MAIS legal do mundo, mas também não é tão difícil pegar 40 cm de fio dental e passar entre os dentes UMA vez ao dia, não é mesmo?!

  • “Meus dentes são muito juntos. O fio rasga e não passa.”

Bom, aí você deve procurar seu dentista urgente para que ele examine se não há uma cárie ou um restauração quebrada que esteja rasgando seu fio dental.

  • “Machuca minha gengiva quando eu passo. Sempre sangra.”

Essa é a desculpa campeã! Veja bem, quando sua gengiva sangra, ela está mandando um sinal de que está inflamada. Se você não higieniza legal porque está com medo de que ela sangre, ela vai continuar inflamada e sangrando. Percebeu, o círculo vicioso? Então o melhor que você tem a fazer é caprichar no combo “escovação+ fio dental”.

Você ainda tem dúvida de como usar o fio dental da maneira correta? Separei um vídeo pensando em você!!<

/p>