Top 10 – Mitos da Ortodontia

É comum os pacientes chegarem aqui no consultório já sabendo muito a respeito de ortodontia. Entretanto, o que escutam de amigos ou lêem na internet nem sempre está correto. Então resolvi fazer esse post para tentar esclarecer alguns dos maiores mitos que os pacientes acreditam sobre ortodontia.

1. Quanto mais apertado, melhor!!

Esse comentário escuto muuuito…”Pode apertar, doutora. Eu quero tirar meu aparelho bem rápido!” Você pode pensar que com fato de se usar fios mais espessos, elásticos mais apertados, ou seja, forças mais pesadas, seus dentes movimentarão mais rapidamente. Isso não é verdade!! Muito pelo contrário…para movimentar os dentes é necessário um nível adequado de força. Quando essa força ultrapassa a força ótima, começa a causar danos ao dente e ao osso que o circunda, diminuindo a velocidade de movimentação. Ortodontia quando bem feita alcança um delicado equilíbrio de forças.

2. Os fios precisam ser trocados todas as sessões

A ortodontia moderna utiliza fios super elásticos, que podem ser deformados e ainda assim voltar para posição original sem nenhum dano ao fio. Funciona assim: se você tem dentes tortos,  os fios super elásticos podem ser conectados aos seus dentes e liberar forças leves para alinhá-los sem a necessidade de serem trocados a cada visita. Com os fios de antigamente isso não era possível porque eles não tinham um memória de forma, então se fossem inseridos em dentes tortos, deformavam-se e não movimentavam os dentes de maneira alguma. Agradeço por fazer parte dessa Ortodontia moderna, com menos fios, menos desconforto e menos visitas ao ortodontista e ainda mais eficácia!

 3.  Somente braquetes podem alinhar meus dentes

Não necessariamente. Com os avanços da tecnologia, agora é possível sim, alinhar os dentes sem ter que usar aparelho/braquetes. Invisalign, que são os alinhadores transparentes, são o método de escolha para o alinhamento dentário sem braquetes. É importante ressaltar que Invisalign não se adequa a todos os tipos de más oclusões. A melhor forma de descobrir se Invisalign pode ser a solução para você é marcando uma consulta com um Invisalign Doctor. 

 invisalign ortodontista credenciado

 

E aí, você acreditava em alguns desses mitos?

Ainda nessa semana, continuo com a sequência dos top 10 mitos da Ortodontia. 

3 comentários

  1. vera araújo magalhães disse:

    Profa. M@rjorie.
    Adorei o Top 10 – Mitos da Ortodontia e espero ansiosamente pelas próximas postagens.
    Maravilhoso esse blog. Tem tudo que eu gosto: ortodontia, informação e alegria.
    Tô sempre acessando!
    Bjs.
    Vera Magalhães.

  2. marjorieteles disse:

    Oi, Vera!!
    Que bom q vc gostou!! Continua acessando e me mandando feedback, ok?!
    Abraço e obrigada!

Os comentários estão encerrados.