Top 10 – Mitos da Ortodontia – parte II

Os mitos da Ortodontia que a gente começou a falar  ontem  foram um sucesso no número de visitas!! Por isso, vamos continuar nosso top 10 AGORA!! Continuando com o número…

4. Meus espaços vão fechar assim que eu colocar o aparelho

Muitas pessoas que colocam aparelho para fechar espaços têm uma expectativa irreal de que os espaços vão começar a fechar tão logo iniciem o tratamento. Na grande maioria das vezes, não é assim que funciona. E por que isso acontece? Porque antes de fechar os espaços é necessário alinhar e nivelar os dentes, ou seja colocá-los nas posições corretas, para aí sim, fechar os espaços. Por isso que, na maioria da vezes, você não vê os espaços serem fechados logo no início do tratamento.

5. Depois de removido o aparelho, meus dentes vão ficar alinhados para sempre

Exibir dentes alinhados e uma mordida correta com um tratamento ortodôntico quer dizer que você venceu metade da batalha. A outra metade diz respeito a manutenção desses dentes alinhados APÓS a remoção do aparelho. Os dentes são conectados ao osso através de fibras elásticas. A medida que os dentes se movimentam  para suas novas posições, algumas fibras são esticadas e outras são comprimidas. Depois que seus braquetes são removidos, essas fibras elásticas tendem a puxar e empurrar seus dentes para as posições originais. Esse é o porquê da contenção ser tão importante quanto o aparelho ortodôntico fixo para o sucesso do tratamento. Então da próxima vez que você quiser “esquecer” de usar sua contenção, pense duas vezes!!

6. Meus dentes do siso estão empurrando e entortando meus dentes

Você pode pensar que isso é verdade. Porém não existem evidências científicas fortes que suportem tal afirmação. Se isso fosse verdade, então seus dentes nunca ficariam tortos após a remoção dos dentes do siso. Na verdade, muitas pessoas que nem sequer têm os dentes do siso ou já os removeram, ainda assim apresentam apinhamento tardio. O blog já falou o porquê disso aqui.

7. Não vou usar meus elásticos porque não vai fazer diferença no meu tratamento

Se no seu tratamento existe a necessidade do uso de elásticos intermaxilares (do arco superior ao inferior), você deve fazer uso deles da maneira que seu ortodontista recomendou. Se você usa menos tempo do que o requerido, na próxima consulta, as alterações esperadas não serão visualizadas e isso significa aumento no tempo previsto para o tratamento. A sua colaboração é muito importante para o sucesso do tratamento.

E aí, gostou? Próxima semana eu conto quais são os últimos três mitos da Ortodontia. Até lá!!