Você sabe o que fazer após um trauma dental??

trauma dental

Este tipo de acidente é mais comum do que você imagina e saber o que fazer é ESSENCIAL para salvar o dente. Então continue lendo…

O primeiro passo é determinar a extensão da lesão e, em seguida, tomar as medidas adequadas. Pais e professores devem estar cientes de todos os tipos de lesões dentárias que requerem atenção imediata.

Um dente que caiu da boca de uma pessoa é chamado de dente avulsionado. O tempo é vital nesta situação, reimplantar o dente o mais rápido possível permite a melhor chance do dente ser novamente aceito. Os próximos passos podem fazer a reimplantação mais bem-sucedida.

Se um dente foi avulsionado é importante localizar o dente imediatamente. Se você não presenciou o acidente, tente descobrir quando e onde aconteceu exatamente. Esses detalhes são importantes porque um dente que tenha saído da boca a menos de 30 minutos tem a melhor chance para a reimplantação.

Uma vez que o dente foi localizado, use leite ou soro fisiológico para remover cuidadosamente qualquer sujeira ou detritos. Basta derramar o líquido sobre o dente – não toque na raiz e não esfregue qualquer parte do dente e não use sabão ou outros agentes de limpeza.  Em seguida, delicadamente, coloque o dente de volta no alvéolo vazio (na gengiva de onde saiu o dente) da pessoa lesionada e mantenha-o no lugar até que consiga chegar ao consultório odontológico.

Às vezes, um dente perdido não pode ser imediatamente reinserido na boca, por algum motivo, como por exemplo, se a pessoa estiver inconsciente. Neste caso, o dente deve ser transportado para o hospital ou consultório odontológico em um ambiente úmido através de um recipiente separado. O sucesso do reimplante depende da manutenção de células vivas do ligamento sobre superfície úmida da raiz – se essas células secarem, elas vão morrer e o reimplante não será bem sucedido.

Se as medidas corretas forem tomadas, as chances de sucesso na reimplantação são altas.  Porém, mesmo seguindo todas essas recomendações, um dente perdido ainda pode ser rejeitado pelo organismo. Se houve qualquer dano às células do ligamento, o corpo pode começar a desgastar a superfície da raiz, destruindo-a gradualmente (isso é chamado de “reabsorção radicular”) e causando a perda do dente. Para monitorar  esta condição, o paciente deve  fazer um acompanhamento com seu dentista, pelo menos por cinco anos após a reimplantação de um dente avulsionado.

Sempre dê uma chance ao dente avulsionado!

Em resumo, você deve localizar rapidamente um dente perdido após o acidente, lavar o dente com leite ou soro e gentilmente mantê-lo na boca (se você puder) até o consultório do seu dentista. Mesmo em situações longe das ideais, o reimplante dental pode funcionar e deve ser sempre tentado. Salvar um dente natural é definitivamente o tratamento de escolha.

Ficou com alguma dúvida? Já sabe o que fazer… Entre em contato através dos comentários, e-mail ou dos nossos telefones.

Abraço!