Por que é tão importante usar contenção após o tratamento ortodôntico?

O filme é recorrente… sempre que vou remover um aparelho e instalar uma contenção, começam as reclamações: “Ainda vou ter que usar isso?” E olha que mesmo antes de iniciar o tratamento já falo a respeito da contenção, de sua importância e blá, blá, blá…mas poucos lembram, sabe como é…memória seletiva!! Tudo bem, eu perdôo e entendo que seu sorriso ficou tão lindo que você não quer mais saber de nada que atrapalhe a visão do seu mais novo ponto forte. Mas, calma, seu ortodontista só quer o seu bem, leia e você vai entender o porquê.

Antigamente, nós ortodontistas achávamos que, ao colocarmos os dentes em suas posições corretas, devolvendo um boa oclusão para o paciente, os dentes iam ficar lá para sempre. Porém pesquisas nos últimos 30 anos têm mostrado que isso não é verdade – não há nenhuma posição “correta” que possa garantir um resultado permanente e imutável. Na verdade, a maioria das pessoas (alguns estudos dizem que mais de 70%) verá mudanças em sua mordida e no alinhamento dos dentes à medida que envelhecem. Isso é verdade, com ou sem tratamento ortodôntico e não depende de sua idade durante o tratamento e pode ocorrer por vários motivos, que não são necessariamente os mesmos para cada pessoa. Para explicar isso, precisamos compreender que existem dois tipos de mudanças pós-tratamento ortodôntico.

Primeiro, quando o tratamento é concluído, pode haver uma tendência imediata de movimentação levando os dentes de volta para suas posições originais. Isto é porque os dentes, osso, ligamentos e os tecidos a que estão ligados têm “memória”. Estudos mostram que essa tendência diminui gradualmente, embora possa ser um problema durante os primeiros 18 meses pós-tratamento.

Há também uma mudança mais lenta, mais duradoura que ocorre ao longo do tempo. Quando envelhecemos, a posição de nossos dentes muda.  Ou seja, da mesma forma que aparecem rugas de tecido mole no rosto, quando o tempo passa, também formam-se “rugas” de tecido duro, nos dentes.  A boca diminui de volume e o arco dentário pode ficar mais estreito e curto, provocando a “ruga da boca”. Esse fenômeno é bem mais evidente nos dentes anteriores inferiores. Já falei sobre esse fenômeno aqui, inclusive ilustrei com um famoso que tem a tal “ruga da boca”. Você já viu?  Se não viu, clica aqui!

Não importa se você passou por um tratamento ortodôntico na sua adolescência ou na idade adulta (ou ambos), o tratamento ortodôntico não irá impedir qualquer fenômeno que acabei de descrever. Para a maioria das pessoas, a única maneira de evitar essas mudanças é manter os dentes em suas posições corrigidas por tempo indeterminado. 

A única maneira de ter certeza de que o alinhamento dos seus dentes e sua mordida vão permanecer estáveis é usar a contenção quando necessário e conforme indicado pelo seu ortodontista.

Tipos de Contenções

Existem vários tipos de retentores comumente usados. Alguns são removíveis e alguns estão fixos, colados por trás dos dentes da frente. A contenção adequada para você vai depender das especificidades do seu tratamento, sua idade, e de seu ortodontista. Há vantagens e desvantagens em cada um e normamente eu as discuto com meu paciente e dou opções.

Orthodontic retainer on teeth.

Por que contenção?

Como o nome indica, a finalidade é manter os dentes “contidos” para que não se movam de volta  à posição inicial. Ortodontistas têm diferentes abordagens  para esta fase do tratamento, a maioria irá exigir que você use contenção em tempo integral  nos primeiros meses após a remoção do aparelho e depois vai limitar o uso para a noite. Após um período de tempo, a quantidade em que eles são usados ​​varia de acordo com suas necessidades. As mudanças podem acontecer. Isto não é previsível e é único para cada pessoa. Você deve se lembrar: A única maneira de ter certeza de que o alinhamento dos seus dentes e sua mordida  vão permanecer estáveis é usar  sua contenção quando necessário e conforme indicado pelo seu ortodontista.

Espero que você tenha compreendido as razões pelas quais, nós, ortodontistas somos tão enfáticos quanto ao uso da contenção. Tudo para que você possa se orgulhar de seu novo sorriso por muitos e muitos anos.