Vocês devem estar achando que estou com ideia fixa em gravidez, uma vez que na semana passada também postei sobre esse assunto…mas não é nada disso!! É que tenho algumas pacientes grávidas que já me fizeram essas perguntas e então resolvi juntá-las e escrever um post.
Queria começar o post tecendo elogios pelo seu interesse, afinal mãe que é mãe já começa a se preocupar com a saúde do filho desde a gravidez…uma preocupação aliás bem pertinente, uma vez que os dentes do seu bebê já começam a se formar por volta da quinta a sexta semana após a concepção. Ao nascimento, todos os vinte dentes decíduos (dentes de leite) estão quase completamente formados.
Como uma mulher grávida, a melhor coisa que você pode fazer é nutrir e manter sua própria saúde dental e geral. É melhor ter uma dieta equilibrada e evitar lanches ricos em amido e açúcar entre as refeições. Uma dieta saudável e balanceada irá fornecer-lhe as vitaminas, cálcio, fósforo e outros minerais necessários para os dentes e ossos do seu bebê. Durante a gravidez, seu médico irá avaliar as suas necessidades específicas e aconselhá-la em conformidade.
Eis as verdades que você precisa saber:
Será que o cálcio para os dentes do bebê vem de meus dentes?
Não! É muito importante dissipar esse mito comum de que o cálcio necessário para os dentes do seu bebê vem dos dentes da mãe. A verdade é que ele vem da sua dieta.
Qual é a melhor maneira de cuidar de meus dentes?
Não tem mistério… Para ajudar a prevenir a cárie dental e a doença periodontal (gengivas e ossos de suporte), você já está cansada de saber que deve escovar cuidadosamente seus dentes pelo menos três vezes ao dia, usar o fio dental e visitar regularmente seu dentista. Aquela história de que “para cada filho, um dente a menos” é a mais pura desculpa de mãe que não cuidou apropriadamente da sua saúde bucal durante a gravidez.
A gravidez afeta minha gengiva?
Durante a gravidez, os níveis hormonais do seu corpo aumentam consideravelmente. A inflamação da gengiva (gengivite) é especialmente comum durante o segundo até o oitavo mês de gravidez. Isto pode causar gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis, com tendência ao sangramento durante a escovação. Esta sensibilidade é uma resposta exagerada à placa bacteriana e é causado por um aumento do nível do hormônio progesterona no seu sistema, o que é normal durante a gravidez. Ocasionalmente, crescimentos exagerados do tecido gengival aparecem durante o segundo trimestre. Estes crescimentos não são malignos e os inchaços geralmente são encontrados entre os dentes e acredita-se que estão relacionados ao excesso de placa bacteriana. Por isso, é especialmente importante manter um alto nível de higiene bucal durante a gravidez. Estudos têm sugerido que mulheres grávidas que têm doença grave periodontal (gengivas e ossos de suporte) podem apresentar maior risco de parto prematuro e baixo peso dos bebês ao nascer. Se você perceber qualquer alteração em sua boca durante a gravidez, consulte seu dentista.
Espero que você tenha uma gravidez tranquila e saudável!!