Dente de leite precisa de cuidado, SIM!!

 
Já começo o post de hoje respodendo a uma pergunta bem frequente aqui no consultório: “Por que tratar dentes de leite se eles vão cair e outros nascerão no lugar? Não é melhor arrancar logo?” Esta dúvida ocorre devido a um simples fato: as pessoas desconhecem a enorme importância que os dentes de leite têm para o desenvolvimento da criança. Por saberem que haverá a troca dos dentes, acabam por negligenciar os cuidados que deveriam ter com os dentes de leite dos filhos. Simplesmente acham uma bobagem tratar, já que um dia estes dentes serão substituídos. E é justamente aí que mora o perigo!
 
Assim que erupcionam (aparecem na boca) os dentes de leite permitem que a criança comece a ingerir alimentos mais firmes, iniciando assim,  o desenvolvimento da mastigação. É justamente nessa fase que o pediatra libera a criança para uma dieta mais sólida. E ao mastigar alimentos mais duros, a criança estimula os músculos envolvidos a se desenvolverem de maneira correta. Além disso, os movimentos que a mandíbula faz durante a mastigação (abrir, fechar, ir para frente, para trás e para os lados) permitem que ela cresça e se desenvolva de maneira que proporcione um relacionamento harmônico com a maxila, dessa forma, sua criança tem mais chance de crescer tendo uma face harmônica. Sem esquecer de que é na boca que se inicia o processo da digestão, se seu filho não mastiga direito, ele pode deixar de absover nutrientes importantes para o seu crescimento e desenvolvimento.
 
Os dentes da sua criança também têm um papel essencial na fala. Sem dentes saudáveis, razoavelmente bem alinhados, sua criança pode ter dificuldades para formar palavras e falar claramente.
 
Tá preparado para conhecer mais algumas funções dos dentes de leite? Vamos lá…
 
Os dentes de leite são responsáveis pela manutenção do  espaço no arco dentário e servem de guia para a erupção dos permanentes. Calma, eu vou traduzir…Vamos por partes: quando a criança perde um dente de leite antes do tempo certo, fica um espaço vazio naquele local, não é mesmo? Esse espaço é muito importante para que o dente permanente possa nascer sem qualquer problema. Entretanto, se nada for feito para manter esse espaço, os dentes que estão logo ao lado podem se inclinar e ocupar parte desse espaço ou todo ele. Depois, se esse espaço já foi ocupado, o dente permanente não tem como nascer em sua posição correta! Por isso, em muitos casos, essa é a causa para o dente permanente aparecer fora de sua posição. Nesses casos, a Ortodontia pode ajudar, mantendo o espaço até que o permanente apareça ou até mesmo, recuperando o espaço para o permanente. 
 
Ainda tem mais…pense na língua: é graças aos dentes que ela fica comportada no seu lugar, permitindo o desenvolvimento correto da fala e da deglutição. Se não fossem os dentes, ela ficaria toda esparramada dentro da boca, dando início a um hábito muito comum e nocivo, chamado de interposição lingual. Esse hábito dificulta a aprendizagem da fala, a ingestão dos alimentos e altera o crescimento normal da face da criança.
 
Vamos combinar que não tem nada mais bacana do que ver uma criança cheia de vida e saúde, distribuindo alegria por onde passa! Sorriso de criança é verdadeiro, espontâneo, sincero. Mas tem criança que tem vergonha de sorrir… Devido à falta de cuidados necessários, muitas crianças têm seu sorriso comprometido por uma saúde bucal precária e deficiente. Cáries, inflamação na gengiva, perdas precoces e até mau hálito fazem com que os pequenos sintam vergonha da própria boca. Tem criança que até põe a mão na frente pra não mostrar o sorriso feio… Sem contar a gozação dos coleguinhas da escola! Ter um sorriso saudável, com os dentinhos bem cuidados, é muito importante para a autoestima da criança.
 
Por tudo isso, volto a afirmar:  É PRECISO CUIDAR DOS DENTES DE LEITE, SIM! Nada de deixar pra depois! E agora você também já entendeu o porquê, não é mesmo?

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato!!

1 comentário

Os comentários estão encerrados.