Mascar chicletes pode ajudar na luta contra as cáries?

chiclete e dentesVocê adora mascar chicletes? Você gosta de mascar chiclete porque ajuda a manter seu hálito fresco? Você masca chiclete para aliviar o stress? É apenas um hábito de longa data?

Como toda essa mania de mascar chicletes pode afetar seus dentes?

Boas notícias! Mascar chiclete pode realmente ajudar na luta contra as cáries! O ato de  mascar chicletes estimula a produção de saliva, que é um agente  tampão natural e de limpeza que mata ácidos produtores das cavidade de cárie. Além disso, um estudo recente mostra que, para aqueles que não produzem naturalmente uma quantidade suficiente de fluxo salivar por si próprios, o hábito de  mascar um chiclete durante 10 minutos a cada hora durante o dia por cerca de duas semanas pode ajudar a resolver o problema.

Alguns tipos de chicletes podem também conter benéficos adoçantes artificiais, tais como xilitol, que tem sido relacionado com a inibição do crescimento bacteriano e talvez até mesmo na reversão de pequenas lesões. No entanto, a fim de se beneficiar verdadeiramente do xilitol na goma de mascar é necessário duas unidades 3-5 vezes ao dia durante pelo menos cinco minutos de cada vez.

Então, qual é a pegadinha?
Sim, você adivinhou… Há sempre um problema, certo? Aqui está. Gomas de mascar contendo açúcar podem ser prejudiciais para os dentes, se eles são frequentemente mastigados ou retirados de sua boca muito rapidamente. Se você preferir goma de mascar contendo açúcar natural, em vez de adoçantes artificiais, tente mastigá-la por pelo menos 15-20 minutos para que sua saliva possa enxaguar o resíduo de açúcar, uma vez que você tenha mastigado todo o açúcar. EU, entretanto, recomendo  aos meus pacientes que se forem consumir chicletes que sejam sempre SEM AÇÚCAR.

Agora, ATENÇÃO: se  você é suscetível a disfunção da ATM (articulação temporomandibular) ou dor facial ou mandibular, as desvantagens da goma de mascar podem superar os benefícios. CUIDADO!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato!!