Sorvete reduz mesmo o inchaço após uma extração?

Por vezes é inevitável perder um dente, seja por cárie, fratura, necessidade ortodôntica ou mesmo aquele terceiro molar (dente do siso) que não tinha espaço para ficar na boca. E logo depois de realizada a cirurgia de extração, provavelmente seu dentista deve ter recomendado tomar sorvete como uma boa terapia pós operatório. Mas você já parou pra pensar se isso tem algum fundamento ou é só uma maneira que nós, dentistas, temos pra reconfortar o paciente que se submeteu a uma extração. Pois bem, vamos descobrir!

Existem algumas complicações decorrentes da extração de um dente. A dor e o inchaço são as mais comuns. Para controlar a dor, geralmente prescrevem-se analgésicos da preferência do seu dentista. E para o inchaço, nas primeiras horas após o procedimento o que normalmente se recomenda é o uso de compressas geladas no lado da face onde foi feita a extração e o consumo de alimentos frios e gelados. É aí que o sorvete entra!!

A baixa temperatura faz com que os vasos sanguíneos na área de extração sofram uma constrição. Quando isso acontece, os vasos sanguíneos não são capazes de transportar um volume de líquido muito grande que iria provocar o inchaço. Como a maior parte do inchaço ocorre nas primeiras 24 horas após a extração, tomando esses cuidados de utilizar compressas geladas e consumir alimentos gelados, a quantidade de inchaço é minimizada.

Como deve ser feita essa aplicação da compressa gelada? Depois de chegar em casa, você precisa de um tratamento gelado e rápido. Coloque uma bolsa de gelo (enrolada em uma toalha) em sua bochecha na área afetada por 20 minutos, remova-o por 20 minutos, em seguida, repita o processo para uma ou duas horas. Você pode fazer isso três vezes durante as primeiras 24 horas.

O que você come também é importante. Isto é onde o sorvete novamente entra. Sorvete macio, iogurte ou qualquer outro alimento frio são recomendados nesse momento. Claro, você pode comer qualquer coisa que não seja de difícil mastigação. Por isso, não invente de desejar um churrasquinho, é melhor deixar pro final de semana seguinte.

Então, agora você já sabe, tome sorvete, sim, após uma extração!! Além de gostoso é uma ótima terapia pós cirurgia!!