Perca peso e ganhe gengivas mais saudáveis

Um grupo de pesquisadores da Case Western University School of Dental Medicine descobriu que o organismo humano é capaz de combater doenças da gengiva muito melhor, se a inflamação provocada pelas células de gordura desaparecer primeiramente do corpo do paciente.

Inicialmente, o estudo envolveu 31 pacientes que lutam contra a obesidade e doenças gengivais. Aproximadamente 50% desses pacientes passaram por cirurgia de bypass gástrico, a fim de ter as células de gordura removidas do abdômen. Esses pacientes apresentavam um índice de massa corporal médio de 39.

A outra parte do grupo de estudo envolveu pessoas com um IMC menor de 35, que também estavam passando por tratamento para a doença gengival mas que não passaram por cirurgia de bypass gástrico.

Os pacientes em ambos os grupos passaram por tratamento periodontal (não cirúrgico), incluindo limpeza e raspagem de raiz e eles também receberam aconselhamento sobre como eles deveriam continuar o tratamento em casa.

Embora ambos os grupos de pacientes envolvidos no estudo mostrassem algumas melhorias, os pacientes que se submeteram à cirurgia de bypass gástrico tiveram melhores resultados sobre medidas para profundidades de bolsa, depósitos de placa bacteriana ou sangramento.

De acordo com Nabil Bissasa, do departamento de periodontia da Case Western Reserve, a inflamação que está constantemente presente no organismo pode ter efeitos extremamente prejudiciais com o passar do tempo.

No que concerne à doença periodontal, a inflamação pode facilmente levar a erosão óssea e perda de dentes. Além disso, esta inflamação pode também causar bolsas nas gengivas e, em seguida as bactérias prejudiciais podem facilmente entrar na corrente sanguínea e causar outras infecções internamente.

No estudo, foram apresentadas duas teorias diferentes, que vêm provar que os pacientes que tinham menos depósitos de gordura apresentaram uma melhora em seu problema de doença gengival.

Uma teoria diz respeito ao hormônio que regula o apetite, e como em pacientes com cirurgia bariátrica a produção de hormônio foi reduzida, a inflamação passou e assim a doença periodontal foi melhorada.

Pesquisadores acreditam que outros estudos e análises ainda são necessários, mas estão extremamente confiantes de que estes resultados preliminares são extremamente relevantes para o entendimento de como a doença periodontal pode ser combatida.

E então, agora você tem mais um motivo para perder uns quilinhos, não é  mesmo?