Fim das cáries?? Conheça a KEEP 32 – A molécula que mata a bactéria causadora da cárie

Dois cientistas descobriram uma molécula que mata as bactérias que podem causar a cárie dentária, ou seja, um tratamento para a cáries, à prova de dentes, pode estar a caminho.

José Cordova, da Universidade Yale e Astudillo Erich da Universidade do Chile batizaram a molécula  de  “KEEP 32” – uma referência ao número de dentes na boca humana – e agora a dupla está esperando para começar a executar os ensaios em humanos.

A molécula tem como alvo a bactéria Streptococcus Mutans, aquela que transforma o açúcar em ácido lático, que afeta o esmalte do dente e pode levar à cárie.

Os  pesquisadores dizem que a molécula –  que poderia ser incorporada em produtos como anti-séptico bucal ou até mesmo em doces – pode matar as bactérias Streptococcus Mutans em cerca de 60 segundos.

De acordo com o Science Daily, os americanos gastam aproximadamente US$ 70 bilhões em assistência odontológica a cada ano. E em todo o mundo, cerca de 73% da população tem cavidades, de acordo com o Diário Financiero do Chile. Os cientistas começaram a realizar as pesquisas em 2005 a fim de encontrar uma maneira de reduzir esse número.

Os pesquisadores dizem que eles já têm um número de partes interessadas em investir ou comprar a patente do produto e eles esperam ter o produto no mercado em 14 a 18 meses, enquanto se aguarda um financiamento adequado e os resultados dos ensaios.

As expectativas são muito positivas!! Vamos esperar pra ver!!!