Aprenda a diferenciar dores da enxaqueca das dores de ATM

Ouvir alguns cliques e sons de estalido na região da mandíbula parece perfeitamente normal para alguns. No entanto, muitas vezes esses estalidos podem realmente ser os sinais de uma alteração mais grave.

Esses problemas podem causar dores de cabeça, às vezes confundidas com enxaqueca. E o caminho até o diagnóstico pode ser longo.

A dor é na cabeça, mas a causa pode estar na boca, ou melhor, na mandíbula. Especialistas estimam que 50% das cefaleias estejam ligadas a distúrbios da ATM (articulação temporomandibular).

Sempre que você experimentar estes sinais e sintomas, é hora de ir para um check-up com o dentista imediatamente.

Se a disfunção da ATM (articulação têmporo-mandibular) se instala, a inflamação e a dor vem juntas. Algumas das causas mais comuns de disfunção da ATM incluem rangido e apertamento dos dentes. Quando as pessoas experimentam um período muito estressante de sua vida, ranger de dentes e apertamento aparecem. Por sua vez, pode facilmente levar a disfunção da ATM grave, especialmente se o paciente não receber tratamento adequado em tempo (como o uso de um protetor bucal feito sob medida durante a noite, a fim de parar de ranger e apertar os dentes durante o sono).

Editoria de arte/Folhapress

Se você experimentar crises frequentes de dor na ATM, ou inflamação na área, é importante buscar tratamento adequado com seu dentista. Esse tratamento muitas vezes passa pela ortodontia, uma vez que os estalos ou disfunção na ATM podem estar diretamente relacionados a uma alteração da oclusão. Nesses casos, a placa de bruxismo não resolveria o problema, apenas minimizaria as dores. Entretanto, se não houver problemas oclusais envolvidos, apenas o rangido e apertamento, a placa de desoclusão torna-se uma grande aliada no tratamento.

Espero que tenha ficado claro que sentir estalos, apertamento, rangidos, enfim qualquer desconforto na região da articulação têmporo-mandibular NÃO é normal e precisa de tratamento.

Ficou com alguma dúvida? Mande sua pergunta aqui em baixo nos comentários!!