O que toda mulher deveria saber sobre a saúde do seu sorriso

VOCÊ SABIA que as mulheres têm desafios especiais quando se trata de sua saúde bucal?

Ciclos hormonais podem afetar a forma como o corpo das mulheres reagem às bactérias dentro de suas bocas. Se você é uma mulher, ou se você gostaria de repassar esta informação a uma mulher, leia com atenção!!

Ciclos hormonais podem afetar gengivas

Puberdade, gravidez e menstruação causam um aumento da progesterona e no nível de estrogênio que pode conduzir a um aumento da sensibilidade gengival. Gengivite durante a gravidez pode ser bem grave e pode até mesmo causar tumores orais não cancerígenos. Essa é outra razão pela qual é importante para as mulheres manterem seus compromissos de checkup regulares durante a gravidez também no dentista.

Os contraceptivos orais também podem aumentar os níveis hormonais no corpo das mulheres e podem causar aumento da sensibilidade e vulnerabilidade à doença periodontal. Durante a menopausa, as flutuações hormonais também podem criar problemas de saúde bucal, incluindo síndrome da boca seca, o que pode aumentar consideravelmente o risco de uma mulher à cárie dentária.

AS MULHERES TAMBÉM SÃO MAIS SUSCEPTÍVEIS A OUTROS PROBLEMAS ORAIS, DÁ SÓ UMA OLHADA!!

Somos quase duas vezes mais propensas que os homens a serem diagnosticados com DTM (Disfunção Temporomandibular). DTM provoca tensão e dano na articulação da mandíbula, muitas vezes como resultado de apertamento dos dentes.

HPV está se tornando mais comum e cada vez mais pesquisas sugerem uma ligação entre o HPV e o câncer bucal. Exames regulares de câncer orais são importantes, independente  se a mulher tem ou não fatores de alto risco.

Como você sabe, as mulheres são muito mais suscetíveis à osteoporose do que os homens, o que pode causar a perda óssea maxilar que está diretamente relacionada com problemas de doenças periodontais.

A grande notícia? Mulheres cuidam melhor de sua saúde bucal!

Como você poderia esperar, um remédio útil em muitos casos, é simplesmente manter bons hábitos de saúde bucal!! Felizmente, as mulheres são melhores nisso do que os homens! Um estudo recente de mais de 800 jovens, homens e mulheres mostrou que as mulheres são mais consistentes quando se trata de exames regulares, apresentam atitudes melhores em relação à odontologia em geral e têm melhores hábitos de higiene oral.

Se você ficou com alguma dúvida, não deixe de entrar em contato! Sua participação é muito valiosa!!