Antibióticos enfraquecem os dentes?

“Doutor, meus dentes estão bastante cariados porque eu tomei muito antibiótico quando era criança.”
Seja por falta de conhecimento ou uma desculpa para o descuido com os dentes, a frase acima é muito pronunciada pelos pacientes no dia-a-dia do consultório.

O fato é que os antibióticos não enfraquecem os dentes!

Mas, de qualquer forma, é preciso entender que alguns antibióticos infantis podem sim contribuir para o surgimento de cáries e de manchas nos dentes.

Então, porque os dentes ficam cariados?

Resposta de sempre: falta de higienização adequada. O antibiótico não tem culpa? Sinceramente, não. A maioria dos medicamentos infantis – inclusive os antibióticos – são administrados na forma de xarope ou soluções. E, pra mascarar o gosto ruim, o que a indústria faz? Põe açúcar. Assim, fica mais fácil a criança aceitar a medicação. E, geralmente, muitos pais acabam dando o remédio na hora em que a criança vai dormir e esquecem que tem que escovar os dentes do filhote. Resultado: o açúcar fica em contato com a superfície do dente a noite toda (com o agravante de que, durante a noite, a produção de saliva diminui), gerando um ambiente propício para o desenvolvimento da cárie.

Manter uma higienização adequada, redobrando os cuidados quando a criança está doente é essencial para a prevenção de cáries. É natural que neste período haja um descuido maior com a higiene oral, principalmente por parte dos pais, favorecendo o aparecimento das cáries em um paciente susceptível, somando com a alta ingestão de açúcar e higienização bucal precária.
Antibióticos podem causar manchas nos dentes?
Geralmente não. Somente os antibióticos do grupo das tetraciclinas que podem causar manchas nos dentes, porém o grau das alterações depende da época da administração, da dose e da duração do uso do medicamento. Este medicamento deve ser evitado durante a gravidez e em crianças durante a fase de formação dos dentes, a fim de evitar o aparecimento de manchas, principalmente nos dentes permanentes.
Siga a recomendação!
Escove os dentes após cada administração de xaropes açucarados sejam eles antibióticos ou antiinflamatórios, além de escovar após as refeições e antes de dormir. É uma medida simples e muito eficaz.
Agora você já sabe que os antibióticos não enfraquecem os dentes e não são os causadores de cáries.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato!