Pode comer sem culpa: chocolate é bom para o seu sorriso!!

A Páscoa está chegando, então resolvi relembrar esse post que tem TUDO a ver com a época. Mas antes de falar dos benefícios do chocolate para a saúde bucal, quero que você se lembre de algo muito importante: o açúcar é o inimigo número um de seus dentes e, portanto, deve ser evitado tanto quanto possível.

Dito isso, pesquisa recente mostra que o chocolate é menos provável de causar cárie dentária do que outros alimentos doces. Na verdade, os estudos descobriram que o chocolate pode realmente proteger contra a cárie dentária.

Como isto é possível?

Primeiro, é necessário saber o que é a cárie dentária e como ela afeta a boca. Sinceramente acho difícil que você, meu leitor aqui do blog, ainda não saiba o que é a cárie, mas vamos definir mesmo assim… Simplificando, a cárie dentária ocorre quando as bactérias da boca transformam o açúcar proveniente dos alimentos e bebidas que consumimos em ácidos. Estes ácidos corroem o esmalte do dente, causando cáries e doenças gengivais.

Um estudo realizado na Universidade de Osaka no Japão, descobriu que a casca do grão de cacau, que é o principal ingrediente do chocolate, tem um efeito anti-bacteriano na boca e pode, portanto, lutar eficazmente contra a placa dentária e outros agentes nocivos.

Para testar esta teoria, os pesquisadores acrescentaram um extrato da casca do cacau a água consumida pelos ratos. Outro grupo de ratos foi exposto a Streptococcus mutans (S. mutans para abreviar), que são as bactérias causadoras de placa e cárie dentária. Os ratos de ambos os grupos foram alimentados com a mesma dieta rica em açúcar.

Depois de observar os ratos por três meses, o estudo descobriu que os ratos que tinham sido expostos a S. mutans desenvolveram 14 cavidades, em média, enquanto os ratos que bebiam água com extrato da casca de cacau só tinham desenvolvido uma média de seis cavidades.

Os seres humanos são alvo para o próximo grupo teste dessa teoria e os pesquisadores estão confiantes de que seus resultados continuarão a ser consistentes e que, um dia, os componentes do chocolate serão ingredientes ativos em anti-sépticos bucais e cremes dentais. Já pensou que delícia?!

Mas vá com calma!! Embora os resultados deste estudo sejam notáveis, isso não significa que não há problema em jogar sua escova de dentes e descartar o seu fio dental. Os benefícios odontológicos do chocolate parecem inegáveis, mas uma boa higiene bucal e cuidados profissionais de rotina ainda são a maneira mais fácil e certeira de conquistar dentes e gengivas saudáveis.