Seu filho range os dentes?

em

bruxismo

Seu filho range os dentes à noite? Você está começando a se preocupar? Você não está sozinho, muitos pais procuram nossa ajuda sobre isso. Na verdade, cerca de 38% das crianças rangem os dentes à noite!

O termo técnico para isso é bruxismo, que é o hábito de apertar ou ranger os dentes inconscientemente, tanto de dia quanto de noite. Ninguém está completamente certo da causa para o bruxismo, apesar de ter sido ligado à dor, ansiedade e uma mordida desalinhada. Em crianças pequenas, ele pode simplesmente ser uma maneira de se acostumar com novos dentes à medida que estes aparecem na boca. Dentes má posicionados ou uma diferença de tempo na erupção dos dentes de leite podem causar uma desarmonia entre os arcos dentários da criança e ela tenta encontrar uma posição mais confortável, o que a faz ranger ou apertar os dentes.

Meu conselho para os pais é não se preocupar muito com isso! Como mencionamos, a maioria das crianças crescem com isso até os 6 anos de idade ou mais.

Mas, mesmo assim, é bom que você procure ajuda assim que perceba algum ranger de dentes no seu filho. Até mesmo para que possa ser verificada a severidade do problema. O bruxismo não é considerado uma doença, mas pode ocasionar certos problemas, como sensibilidade e desgaste – às vezes profundo – dos dentes, problemas na gengiva e na articulação da mandíbula, dores de cabeça, de ouvido e até mesmo dores na nuca e na coluna. Todos esses problemas podem evoluir para a perda dos dentes. Se o bruxismo não trouxer consigo esses desconfortos, não há motivos para preocupação. É bom que um ortodontista tenha um olho sobre os dentes do seu filho para se certificar de que o bruxismo não está causando nenhum dano.

Dependendo da causa do bruxismo, existem alguns tratamento possíveis, como restaurações dos dentes, uso de aparelho dentário, acompanhamento por um médico otorrinolaringologista (sim, existem evidências científicas que a criança que respira pela boca tem maior probabilidade de desenvolver bruxismo) e indicação de técnicas relaxantes. Para crianças, é indicado realizar atividades ao ar livre, lúdicas e que sejam menos competitivas. Diminuir a pressão sobre a criança é o objetivo quando o bruxismo infantil tem motivos psicológicos.

Como prevenir bruxismo

Aqui estão algumas dicas para você testar com seu filho:

Corte a cafeína e açúcar, especialmente antes de dormir.

Converse com seu filho sobre as coisas que podem estar causando estresse e ansiedade.

Considere desligar a TV e outros aparelhos eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir.

Considere um banho relaxante antes de dormir.

Você tem métodos próprios para reduzir o bruxismo em seus filhos? Comente abaixo!

Se você tem alguma dúvida sobre os efeitos do bruxismo sobre a saúde do seu filho, entre em contato!