Veja o que um fio dental usado de maneira incorreta pode fazer!!

em

Sua limpeza com fio dental anda muito agressiva? Então é melhor ver esse caso de uma paciente de 68 anos de idade, publicado recentemente na British Dental Journal. A senhora apresentou-se com uma dor no canino, foi detectada perda de vitalidade (a polpa do dente estava morta) e os pesquisadores relataram que não havia nenhum motivo aparente para essa perda de vitalidade, sem história de trauma. A paciente apresentava uma pequena restauração nesse dente e segundo os pesquisadores parecia improvável que essa fosse a causa dessa perda de vitalidade. O exame radiográfico mostrou o que parecia ser uma fratura do dente abaixo da gengiva embora a paciente não relatasse nenhum trauma e o dente não apresentasse mobilidade. Mistério!!!

No questionamento foi descoberto que ela usava o fio dental regularmente e quando solicitado que demonstrasse, ela o utilizou de maneira bastante agressiva ao redor do dente em questão.  Estava solucionado o mistério!! A ação contínua e agressiva do uso do fio dental ocasionou uma lesão a ponto de danificar a vitalidade do dente em questão, sendo indicado então, o tratamento de canal.

Captura de Tela 2013-09-02 às 10.22.57

Os pesquisadores relataram jamais terem testemunhado tal fato e por isso resolveram publicá-lo para alertar mais colegas de que isso é possível, sim. Já oriento meus pacientes quanto a maneira correta de usar o fio dental. E cá estou eu, divulgando também essa informação com meus leitores do blog. Os benefícios do uso de fio dental superam o risco de danos, desde que seja usada a técnica correta.

Então lembre-se: nada de força no uso do fio dental. Em matéria de higiene bucal, a técnica é muito mais importante do que a força! Seu sorriso vale muito, trate-o com carinho!

Até a próxima!