Os dentes do siso podem entortar seus dentes da frente?

Captura de Tela 2014-03-16 às 22.49.31

A resposta curta é “não”! Ou pelo menos é o que a evidência científica sugere.
Mas definitivamente os dentes podem tornar-se mais apinhados / tortos no final da  juventude .

O que acontece, então?

Os dentes do siso começam a erupção no final da adolescência / início dos vinte anos. E uma vez que isso acontece ao mesmo tempo que os dentes inferiores começam a ficar tortos, pessoas (incluindo muitos dentistas ao longo dos anos) concluem: ” Aha ! Os dentes do siso devem estar empurrando os dentes para frente ”
Mas só porque duas coisas acontecem ao mesmo tempo, não significa que uma causa a outra. Pode haver uma “correlação”,  mas isso não significa uma “causalidade”.

Estudos clínicos bem delineados podem testar se dois eventos que acontecem ao mesmo tempo tem uma relação causal: neste caso, os eventos são o apinhamento dos dentes inferiores anteriores e a erupção dos dentes do siso. E é isso que tem sido feito por vários pesquisadores. Entenda como!

25-35% da população adulta não nascem com dentes do siso. Assim, os pesquisadores tiveram uma grande amostra de adultos jovens e os dividiu em dois grupos: grupo A tem os dentes do siso, o grupo B nasceram sem eles.

Eles, então, observaram a quantidade de apinhamento na idade adulta para ambos os grupos. O que eles descobriram foi que não houve diferença entre os dois grupos.

Portanto, a conclusão é que se você tem os dentes do siso ou não, há uma chance de que seus dentes inferiores tornem-se apinhados.
Ou, dito de outra forma: a presença de dentes do siso não parece ser um fator causador de apinhamento inferior.

Então, por que os dentes se tornam mais apinhados com a idade?

Provavelmente, devido ao crescimento da mandíbula, que ocorre ao longo da vida (como fazem orelhas e narizes). A mandíbula tende a crescer mais do que a maxila e isso é o porquê a maioria do apinhamento é visto nos dentes inferiores.

Então o que isso significa?

Duas coisas para os nossos pacientes. Em primeiro lugar, a extração dos dentes do siso não vai impedir que os dentes inferiores fiquem tortos. Há razões para extrair os dentes do siso, tais como: dor recorrente / infecção, falta de espaço…mas a prevenção de apinhamento dentário não é uma delas. Em segundo lugar, os dentes tendem ao apinhamento, por isso o uso da contenção inferior após um tratamento ortodôntico  é essencial… se você tem os dentes do siso ou não!

Você anda convivendo com dentes tortos que estão te incomodando? A Ortodontia tem uma opção certa pra você!!