Café forte pode ajudar a manter a boa higiene oral

em

Strong, black coffee drunk in moderation can actually help stop tooth decay, research shows. Scientists from Rio de Janerio's Federal University tested extracted baby teeth with extract from Coffea canephora

Você sempre ouviu que beber café pode deixar seus dentes escuros, não? Pois uma pesquisa feita na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mostra que um certo tipo de grão de café possui uma propriedade antibacteriana. Se ele é forte, preto, sem açúcar, e com moderação, pode sim ajudar a manter a saúde dos dentes.

Em busca de alimentos e bebidas que possam beneficiar a saúde bucal, cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) testaram um extrato de Coffea canephora, grão que representa 30% do café do mundo, em dentes de leite extraídos. E descobriram que o café quebra ativamente o biofilme bacteriano responsável pelas placas dentárias, uma das principais causas de problemas na boca.

Os pesquisadores acreditam que os antioxidantes polifenóis do café foram provavelmente responsáveis pelo efeito da quebra, mas disseram que mais pesquisas são necessárias para estabelecer uma ligação direta.

A pesquisadora Andréa Antônio, que coordenou a pesquisa, publicada na edição de 07 de junho da publicação científica Letters in Applied Microbiology, alerta que muito café ainda pode ser ruim para os dentes. “Embora este seja um resultado emocionante, temos de ter o cuidado de lembrar que existem problemas associados ao consumo de café em excesso, incluindo a coloração amarelada e os efeitos da acidez sobre o esmalte do dente”, diz.

“A mesma coisa acontece se você tomar uma grande quantidade de açúcar e creme adicionados em seu café: os efeitos positivos sobre a saúde dental são, provavelmente, nulos”, reforça a pesquisadora da UFRJ.

Espera-se que, no futuro, o produto químico possa ser extraído e adicionado a pastas dentais ou elixires para ajudar a reduzir a placa bacteriana.