Quando foi a última vez que você trocou sua escova de dentes?

em

blog.001O ideal é trocar a escova de dentes a cada três meses no máximo, ou depois que as cerdas estiverem gastas. Uma vez que as cerdas comecem a se desgastar, mesmo que não tenha decorrido muito tempo, passe a utilizar uma escova nova, uma vez que as cerdas deformadas não conseguem remover a placa bacteriana com eficácia, comprometendo a higiene bucal. Já falei aqui outra vezes mas não custa reforçar: escovação bem feita não combina com força exagerada!!

Além disso, também é aconselhável trocar a escova de dentes após alguma doença, como gripe ou alguma infecção na boca e na garganta. Ao utilizar a escova durante essas doenças, as bactérias podem se alojar nas cerdas. Por esse motivo, opte por uma nova. Ah! E não custa lembrar: a escova dental deve ser de uso pessoal e NUNCA emprestada.

Também é importante prestar atenção aos cuidados com a escova de dentes para conseguir conservá-la adequadamente durante os três meses recomendados. Guarde-a em um local seco e longe do vaso sanitário, como já mencionei nesse post aqui.

Cuide também na hora de secar a escova depois do uso. Agite-a bem antes e guarde-a sempre em pé, para que possa secar adequadamente entre um uso e outro. Se você estiver viajando e não dispuser de um porta-escovas, cuide para não guardá-la imediatamente após o uso. Espere até que ela seque naturalmente.

Tendo esses cuidados simples, você conseguirá ter uma higiene e uma saúde bucal muito melhores. Agora que você já sabe a importância de higienizar a  escova diariamente, que tal começar a cuidar melhor delas?