Você pode “pegar” cárie de alguém?!

Captura de Tela 2015-10-01 às 21.24.49

Pegar um resfriado ou uma gripe de outra pessoa é normal, mas é possível pegar uma cárie? Pesquisadores afirmam que isso não só é possível, como também ocorre o tempo todo.

Embora a culpa recaia sobre os doces, as cáries são causadas principalmente por bactérias que se aderem aos dentes e desfrutam das partículas que sobraram da última refeição. Um dos subprodutos criados por elas é ácido, causando a degeneração dentária.

Assim como o vírus da gripe pode ser transmitido de pessoa para pessoa, as bactérias causadoras dessas cáries também podem. Uma das mais comuns é a Streptococcus mutans .

Desde recém-nascidas, as crianças são particularmente mais vulneráveis a ela e estudos comprovam que a maioria contrai essa bactéria de pessoas próximas. Uma das transmissões mais comuns é a de pai para filho. Bactérias causadoras de cavidade são comumente repassadas para uma criança quando a mãe ou o pai provam ou assopram a comida antes de oferecerem às suas crianças.

Diversos estudos também apontam que a transmissão pode ocorrer entre casais. Por isso, para o seu próprio bem: cuide  do sorriso da sua cara metade!!

Para diminuir o risco, é recomendável o uso frequente de fio dental e bastante escovação, além de chicletes sem de açúcar, pois estimulam a salivação, limpando as placas e as bactérias.

Se você ainda ficou com dúvidas e quer saber como anda seu sorriso, não deixe de perguntar! Faça-nos uma visita!! Será um enorme prazer cuidar do seu sorriso!!