Quando remover o aparelho ortodôntico?

e995384748f30cd18edd6d901e073595--teeth-braces-fake-braces-1Se você está lendo esse post é porque já está louco(a) para remover seu aparelho ortodôntico, acertei? Bom, vamos então entender o que um bom ortodontista observa para decidir o momento certo para a remoção do seu aparelho ortodôntico. Muito mais do que buscar um alinhamento perfeito, a Ortodontia se baseia na obtenção de uma oclusão ideal, ou seja, um encaixe ideal entre as arcadas superior e inferior. Porque é esse encaixe ideal que vai garantir ou pelo menos aumentar as chances de você não desenvolver desgastes dentários, nem desgastes da sua articulação ao longo da vida. Esse bom encaixe também vai aumentar a estabilidade do seu tratamento, ou seja vai aumentar as chances de o seu sorriso permanecer bonito por muito tempo.

“Ah..mas meu sorriso já está alinhado, pra mim já está ótimo e meu ortodontista não remove o aparelho… tô achando estranho isso… :/

Ok…vamos conversar sobre essa sua percepção…primeiro: você pode ter dentes alinhados e o seu encaixe não estar correto. Como assim? O alinhamento dos dentes é uma das primeiras fases que ocorre durante o tratamento ortodôntico, por isso a mais rápida e evidente de ser notada. Mas cá entre nós, na maioria das vezes, para nós, ortodontistas, essa é a fase mais fácil do tratamento. Outra informação importante para dividir com você é que quando se movimenta os dentes é necessário um tempo para que aquela nova posição seja estabelecida por todo o complexo que circunda os dentes, como os ossos, ligamentos e músculos. Nossos dentes ainda não entenderam que estamos na geração do millennials e que queremos tudo para ontem. Não, eles tem seu tempo para se movimentarem. (Isso me deu ideia de um outro post “como agilizar meu tratamento ortodôntico”. Aguardem!!)

Então, como todo e qualquer relacionamento na vida, a base tem que ser a CONFIANÇA. No relacionamento entre ortodontista e paciente não é diferente. Aqui, a cada consulta, eu mostro para o meu paciente o que estou fazendo, o que devemos esperar na próxima consulta, porque essa é minha maneira de envolver o paciente no tratamento, motivá-lo para entender a importância de um bom tratamento ortodôntico.

Espero ter ajudado um pouco a acalmar sua ansiedade em remover seu aparelho ortodôntico e se ficou ainda alguma dúvida, entra em contato que terei prazer em lhe ajudar!