Conheça o poder da sua saliva

em

saliva

Quando estamos com fome e olhamos para uma refeição bem gostosa, logo ficamos com água na boca, isso quer dizer que salivamos. Apesar de ser bem lembrada neste momento, a saliva possui outras funções muito importantes em nossa boca que nem imaginamos, como na mastigação, no processo digestivo e até na proteção dos nossos dentes. A falta dela, portanto, pode comprometer a saúde da nossa boca. Confira o que esse fluído poderoso tem a oferecer ao nosso universo bucal.

UM ESCUDO PROTETOR PARA SEUS DENTES

Esse fluído tem um papel muito importante quando falamos em mastigação, gustação e deglutição dos alimentos. Facilita o processo digestivo além de umedecer e proteger a mucosa oral com sua secreção e fluxo constantes. Uma outra função da saliva é uma barreira protetora que previne nossos dentes de problemas bucais. Sua capacidade de tampão neutraliza a acidez bucal e concede proteção aos dentes contra a cárie.

FALTA DE SALIVA CAUSA XEROSTOMIA E OUTRAS DOENÇAS

Um adulto produz, em média, 1 a 2 litros de saliva por dia. Se não chegarmos a este número, teremos que nos preocupar. A diminuição na salivação, conhecida como xerostomia, causa o aumento nos índices de cárie além de facilitar o surgimento de infecções de origem fúngica como a candidíase. A halitose, conhecida como o mau hálito, e as doenças gengivais também podem surgir com a carência de saliva. Atenção para medicamentos ou dietas que causam “boca seca”. Converse com seu médico ou nutricionista sobre alternativas para controlar essa efeito colateral.

COMA ALIMENTOS DETERGENTES

Para não sofrer com a falta de saliva  é importante ingerir alimentos “detergentes”, como a maçã, pera, kiwi e melancia, que possuem pouco açúcar e um alto teor de fibras. Eles limpam a superfície dos dentes durante a mastigação e as fibras presentes nesses alimentos proporcionam um considerável aumento na produção de saliva. E claro, nada melhor do que ingerir sempre muita água!

CAPACIDADE CICATRIZADORA

Um recente estudo   do Journal of Federation of American Societies for Experimental Biology (FASEB) revelou que a saliva apresenta um peptídeo antimicrobiano que acelera o processo de cicatrização. As pesquisas ainda estão evoluindo mas essa pode ser uma explicação para os animais e eventualmente, as crianças lamberem os seus machucados. Cenas do próximo capítulo…