Eu realmente preciso escovar meus dentes 2 vezes ao dia e por 2 minutos?

maxresdefault

Se você tem um bom dentista já deve ter escutado que o tempo ótimo que deve durar uma escovação é de 2 minutos. Porém o que ocorre é que os pacientes até tentam seguir a recomendação mas na maioria das vezes eles falham com o tempo. Parece que os dois minutos são intermináveis….ou se acham tão hábeis que em 30 segundos dão conta do recado. E pensam: “Isso deve ter sido inventado por algum dentista bobo e não deve ter comprovação científica alguma.”

Mas aqui estou eu para trazer uma luz de ciência à sua dúvida (me achando!!). Uma pesquisa realizada através de uma revisão sistemática de 33 artigos publicada no Journal of Dental Research de 2016, encontrou que o fato de escovar os dentes menos de duas vezes ao dia está fortemente ligado a presença de maiores números de cáries quando comparados aos indivíduos que escovam duas vezes ao dia. A cárie acontece por causa da placa bacteriana, uma camada amolecida, cheia de bactérias que fica aderida ao dente. Essas bactérias produzem um ácido que “derrete” o esmalte, a camada mais dura que recobre o seu dente. Essas bactérias também são responsáveis pelo aparecimento de problemas nas gengivas, como gengivite (sangramento gengival) que é o primeiro passo para a doença gengival.

E a pesquisas são anda mais específicas, mostrando que escovar os dentes por dois minutos leva a uma maior redução de placa bacteriana quando comparada com escovação de apenas um minuto. Essa pesquisa de 2012 que revisou 59 artigos, publicada no  International Journal of Dental Hygieneencontrou que, em média, as pessoas que escovam por um minuto removem cerca de 27% de placa bacteriana. Já as pessoas que escovam por dois minutos removem cerca de 41% de placa bacteriana aderida aos dentes, quase o dobro do grupo anterior.

Se você escova por menos de dois minutos em cada escovação, você pode não estar removendo adequadamente a placa bacteriana aderida ao seus dentes.

Então faça um exame de consciência e avalie se você não está escovando muito rápido seus dentes. A idéia não é só fazer de conta que escova os dentes, é realmente escová-los pelo tempo indicado, passando por todas as superfícies dos dentes, sem esquecer da língua. Lembre-se de que quando você não escova os dentes apropriadamente além de aumentar o riso a cáries e gengivite, você também vai formar tártaro com mais freqüência, que é quando a placa bacteriana endurece e só com sua escova não é possível a remoção.

Algum(a) leitor(a) mais empolgado(a) pode estar se comprometendo agora a escovar por 4 minutos!! Mas calma, as pesquisas também relatam que não há necessidade disso! A menos que você coma muitos doces diariamente ou esteja em tratamento ortodôntico com aparelhos fixos o que aumenta a dificuldade de higienização adequada dos dentes.

Minha última recomendação é que tão importante quanto a duração da escovação, é o  movimento feito nela e também a força aplicada.  Lembre que suas gengivas são delicadas e não respondem bem à agressão na escovação. Elas simplesmente vão embora de cima do dente se forem judiadas demais durante a escovação. Por isso, para o bem de seus dentes escove por dois minutos, duas vezes ao dia, cobrindo toda a superfície dos dentes e da língua e por favor, seja gentil!!

SalvarSalvar