Sua dieta pode te deixar com mau hálito?

 

image1

Alguns alimentos causam mau hálito. E a falta deles também. É por isso que quem faz dieta pode sofrer com um gosto ruim na boca, acompanhado de odor nada agradável. A seguir, listamos 3 situações em que sua dieta pode estar detonando seu hálito, e vou te explicar o porquê isso acontece e como contornar o problema.

Dieta da Proteína

Não é toda dieta que causa o problema. É mais comum que aconteça mau hálito em quem faz dieta da proteína. Isso acontece porque as dietas ricas em proteína costumam permitir o consumo livre de alimentos gordurosos e proibir o consumo de carboidratos, que se transformam em glicose. Sem a energia proveniente da glicose, a gordura passa a ser fonte de energia depois de se quebrar em moléculas de ácidos graxos.

O que acontece é que que o organismo começa a queimar gorduras quando a glicose passa a atingir baixas concentrações, com o objetivo de preservar as quantidades ainda presentes. Os ácidos graxos, por sua vez, se quebram em substâncias chamadas corpos cetônicos para que possam produzir a energia. O excesso desses corpos cetônicos é chamado de cetose e pode deixar o sangue ácido.

Para que isso não aconteça, o organismo precisa eliminá-los e uma das formas de fazê-lo é através do hálito, que ganha um odor característico de frutas envelhecidas, tecnicamente denominado hálito cetônico.

Se você passa longos períodos em jejum

Ficar sem comer por muito tempo também faz com que a glicemia caia e seu corpo precise queimar ácidos graxos para manter um bom funcionamento. Por isso, o mau hálito cetônico surge quando você pula alguma refeição.

Se você toma remédios para emagrecer

O mau hálito também pode ser causado pelo uso de remédios para emagrecimento. Essas drogas causam alterações na composição e quantidade da saliva. A redução do fluxo salivar faz com que a mucosa da boca se descame mais e facilita o acúmulo de bactérias na língua, formando uma camada amarela esbranquiçada, a chamada saburra lingual, uma das principais causadoras de mau hálito.

Como evitar

Para que a dieta não cause halitose, o ideal é manter uma alimentação equilibrada que contemple todos os grupos alimentares, evitando assim que o corpo precise lançar mão de corpos cetônicos para gerar energia.

Esse processo, além de deixar o hálito ruim, pode trazer outros problemas para a saúde. Estudos mostraram que a acidez sanguínea pode prejudicar o funcionamento renal e até diminuir a densidade óssea, uma vez que será necessário retirar bicarbonato de cálcio dessas estruturas para ajustar o pH sanguíneo.

Ah! E lembre-se sempre de beber muuuita água pois ela vai te ajudar no hálito e na dieta!!