Para os dentes se movimentarem é preciso sentir dor?

Cuánto_tiempo_duran_los_dolores_y_molestias_causados_por_los_brackets1

Escuto muito essa pergunta dos meus pacientes..

Se você já tiver tocado o osso “morto” de um esqueleto, nas aulas da escola ou da faculdade, ou até mesmo, apenas visto nos filmes, parece que o osso é duro, seco e quebradiço. Mas não é assim que o osso é no corpo vivo.

O osso “vivo” tem vasos sanguíneos, células e fibras elásticas que podem ser vistas com auxílio de um microscópio.

As fibras elásticas mantém o osso plástico. As células o remodelam em toda a sua vida, removendo osso em uma região e colocando-o em outra… para que, dessa maneira,  suas formas se remodelem gradualmente ao longo do tempo.

Quando seu ortodontista aperta seu bracket ou quando você troca um alinhador, existe  uma pressão sobre os dentes.  Por exemplo, se a força empurra o dente para frente, as células na frente do dente são responsáveis por remover osso e as de trás do dente são responsáveis por colocar novo osso. Dessa forma o dente vai, gradualmente, mudando de posição.

Imagine um pedaço de pau na areia da praia. Para mover o pedaço de pau através da areia sem tombar, você pode remover uma quantidade de areia na frente, e, em seguida, à medida que vara vai se movimentando para a frente, você pode preencher a parte de trás com areia. Dessa maneira a vara se movimenta sem que fique solta na areia. Deu pra entender?

Seu ortodontista tem que ter cuidado quanta força é colocada sobre os dentes. Forças suaves são as melhores, pois permitem que os dentes movimentem-se rapidamente, o que para o tratamento ortodôntico é um milímetro por mês. Se começarmos a empurrar os dentes com muita força, ao contrário do que muitos pacientes pensam, eles não vão se mover mais rápido! Utilizar dessa conduta não só atrasa o tratamento como aumenta os riscos de reabsorção radicular, ou seja, aumenta a chance de encurtamento das raízes dos seus dentes.

Então, se você acha que seu aparelho ortodôntico (bracket ou alinhador) não está “bastante apertado”, não entre em pânico!! Se você confia no seu ortodontista, provavelmente ele está apenas sendo gentil…neste jogo, às vezes menos é mais!

1 comentário

Os comentários estão encerrados.