A cama de Procusto e o seu sorriso

em

Beige and Gray Minimalist Quote Instagram Post

Talvez você não lembre, mas certamente já se deitou em uma cama de Procusto. Calma, eu explico! Vamos voltar um pouquinho em nossos conhecimentos sobre mitologia grega?

De acordo com o mito, Procusto era um bandido que tinha uma cama de ferro com seu exato tamanho, na qual convidava todos os viajantes a se deitarem.

O problema era: se os hóspedes fossem muito altos, ele os amputava as pernas. Se os viajantes fossem muito baixos, eram esticados, quebrando os ossos, até atingirem o comprimento da cama.

Acabava que a vítima nunca se ajustava exatamente à cama, o que fez com que nunca alguém tivesse experienciado uma noite confortável ali.

E o que tem isso tem a ver com seu sorriso?🤔

Quando se fala em transformar o sorriso, as opções que muito se apresentam trazem sempre a característica de que “o durante” da transformação é sempre algo sofrido, desconfortável para que ao final você alcance o resultado desejado. Pensa comigo, fazendo a analogia do meu ponto de vista, da minha área, Ortodontia: usar aparelho fixo não é o sonho da maioria, não é mesmo? O sonho é desfilar um sorriso bonito, alinhado e confiante. E a maioria acredita que para alcançar o desejo, há que se passar pelo uso do aparelho “feio e desconfortável”, ou seja, teriam que deitar na cama de Procusto por algum tempo. E muitos, mesmo desejando muito o sonho do sorriso confiante, o abandonam porque não aguentam a ideia de conviver com o sofrimento do “durante”.

A analogia com a cama de Procusto me surgiu porque assim como o viajante encontrava uma cama na qual ele tinha que se fazer caber para escapar da morte, muitas vezes nós atualmente ainda fazemos escolhas tentando nos encaixar em padrões pré-existentes que não são os mais apropriados para o nosso estilo de vida.

Na minha Ortodontia sou muito feliz em oferecer um tratamento no qual o meu paciente não precisa encaixar a vida dele em um padrão, ele não precisa sentir a vida paralisada no “durante” do tratamento. Pelo contrário, com Invisalign (alinhadores invisíveis), o tratamento é quem se encaixa ao estilo de vida do paciente e não o contrário. Aqui o termo personalização é trabalhado ao extremo. O aparelho é feito para você, com o formato dos seus dentes, portanto não há nada machucando. O tempo de uso, os retornos ao consultório, a sua alimentação…tudo é adaptável à sua rotina. Aqui não tem lugar para cama de Procusto, a cama é desenhada perfeitamente à suas necessidades e vontades.

Me fala aí, você anda se encaixando em muitas camas de Procusto? O que você acha de fazer escolhas mais personalizáveis? Um coisa é certa: pelo menos no que diz respeito ao seu sorriso, essa opção já é uma realidade!!