Talvez você não lembre, mas certamente já se deitou em uma cama de Procusto. Calma, eu explico! Vamos voltar um pouquinho em nossos conhecimentos sobre mitologia grega?
De acordo com o mito, Procusto era um bandido que tinha uma cama de ferro com seu exato tamanho, na qual convidava todos os viajantes a se deitarem.
⠀
O problema era: se os hóspedes fossem muito altos, ele os amputava as pernas. Se os viajantes fossem muito baixos, eram esticados, quebrando os ossos, até atingirem o comprimento da cama.
⠀
Acabava que a vítima nunca se ajustava exatamente à cama, o que fez com que nunca alguém tivesse experienciado uma noite confortável ali.
E o que tem isso tem a ver com seu sorriso?🤔
Quando se fala em transformar o sorriso, as opções que muito se apresentam trazem sempre a característica de que “o durante” da transformação é sempre algo sofrido, desconfortável para que ao final você alcance o resultado desejado. Pensa comigo, fazendo a analogia do meu ponto de vista, da minha área, Ortodontia: usar aparelho fixo não é o sonho da maioria, não é mesmo? O sonho é desfilar um sorriso bonito, alinhado e confiante. E a maioria acredita que para alcançar o desejo, há que se passar pelo uso do aparelho “feio e desconfortável”, ou seja, teriam que deitar na cama de Procusto por algum tempo. E muitos, mesmo desejando muito o sonho do sorriso confiante, o abandonam porque não aguentam a ideia de conviver com o sofrimento do “durante”.
A analogia com a cama de Procusto me surgiu porque assim como o viajante encontrava uma cama na qual ele tinha que se fazer caber para escapar da morte, muitas vezes nós atualmente ainda fazemos escolhas tentando nos encaixar em padrões pré-existentes que não são os mais apropriados para o nosso estilo de vida.
Na minha Ortodontia sou muito feliz em oferecer um tratamento no qual o meu paciente não precisa encaixar a vida dele em um padrão, ele não precisa sentir a vida paralisada no “durante” do tratamento. Pelo contrário, com Invisalign (alinhadores invisíveis), o tratamento é quem se encaixa ao estilo de vida do paciente e não o contrário. Aqui o termo personalização é trabalhado ao extremo. O aparelho é feito para você, com o formato dos seus dentes, portanto não há nada machucando. O tempo de uso, os retornos ao consultório, a sua alimentação…tudo é adaptável à sua rotina. Aqui não tem lugar para cama de Procusto, a cama é desenhada perfeitamente à suas necessidades e vontades.
Me fala aí, você anda se encaixando em muitas camas de Procusto? O que você acha de fazer escolhas mais personalizáveis? Um coisa é certa: pelo menos no que diz respeito ao seu sorriso, essa opção já é uma realidade!!